sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Turbo ou Aspirado?

Esta é a dúvida mais freqüente entre aqueles que preparam o seu carro pela primeira vez. Para saber qual o caminho a tomar, é bom saber antes, qual a principal diferença entre os dois motores: no motor aspirado, é aquele que através do movimento dos seus pistões, aspira para o interior do cilindros a mistura ar- combustível, já no motor turbinado, esta tarefa é executada pela turbina, ou seja, é ela quem empurra para dentro do motor, sob pressão, a mistura ar-combustível. Cabe lembrar, que um motor aspirado, por mais eficiente que seja, originalmente não consegue através d a aspiração , encher mais do que 70% da capacidade dos deus cilindros, já com o turbo, consegue-se praticamente 100%. Agora sim, já podemos começar a falar sobre os métodos de preparação:


~>O método aspirado

Baseia-se em obter maior potência do motor, proporcionando-lhe um maior numero de rotações, ou seja, para o motor render mais é preciso que ele gire mais, e isto é obtido principalmente com a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que faz com que as válvulas permaneçam abertas por mais tempo, proporcionando assim um melhor enchimento dos cilindros. A substituição do comando de válvulas sempre deve ser acompanhado da recalibração do carburador original, ou então a substituição do mesmo, além de uma afinação do motor.

Outros itens bastante abordados na preparação aspirada do motor, são: o retrabalho do cabeçote e a substituição do coletor de escape original por um do tipo 4x1, alem de velas, bobina e filtro de ar esportivo. A principal vantagem deste método, é o baixo custo e a facilidade de preparação em relação ao turbo, quando o incremento de potência desejado é de até 30%. As principais desvantagens ficam por conta da perda de torque em baixas rotações, e a instabilidade da marcha lenta.

~>O método turbinado

Como o próprio nome diz, baseia-se em instalar no motor, especificamente no coletor de escapamento, um turbo compressor, equipamento parecido com um caracol duplo, dotado de duas hélices em seu interior, uma em cada caracol, onde, uma é acionada pela passagem dos gases de escapamento e gera um fluxo de ar que movimenta a outra hélice, que por sua vez envia ao motor ar comprimido, ou seja, a partir deste momento, o motor recebe a mistura no interior dos seus cilindros na forma pressurizada e não mais aspirada, em outras palavras, não é mais o motor que puxa o ar para o seu interior, e sim a turbina que o empurra para dentro do mesmo, gerando assim um melhor enchimento dos cilindros, o que proporciona uma explosão mais forte e conseqüentemente mais potência. As principais vantagens do turbo são, a preservação das características originais do motor e o fato de não ter que se esticar as marchas para obter o incremento de potência. Não existem desvantagens ao nosso ver, pela opção deste método, Quando o incremento de potência desejado é da ordem de 50%.

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