sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Lancer Evo VI Tommi Makinen

"Olhando pela primeira vez um Lancer Evolution VI Tommi Makinen Edition, já dá para notar a real vocação do carro - velocidade! Nascido do carro de competição usado nos Rallys, que por sua vez teve uma versão especial, homenageando seu ex-piloto Tommi Makinen no ano de 2000. Esta máquina pode ser comprada já com um pacote completo de acessórios e implementações mecânicas que fazem dele uma máquina digna dos mais vorazes por desempenho.

O carro possui uma mecânica desenvolvida para agüentar qualquer obstáculo ou as mais extremas condições de pilotagem, sem que se tenha que fazer nenhuma modificação e sem ter qualquer tipo de problema. O motor que equipa esta versão do Lancer, gera nada mais nada menos que 280 cavalos a 6500 rpm. Toda esta generosa potência é extraída de um motor de 4 cilindros em linha, com bloco e cabeçote em alumínio, DOHC 16 válvulas, 2.0 litros de deslocamento, turbo alimentado, intercooler e radiador de óleo.

Agora muitos de vocês devem estar se perguntando, mas como um motor 2.0 16V é capaz de gerar tal potência?! Bem, não é tão simples assim. Este motor - chamado de 4G63 D4 pela Mitsubishi - é construído com ligas especiais em alumínio e a maioria de suas peças internas, são forjadas e projetadas para suportar regimes de funcionamento extremos. O proprietário desta “máquina” - que chamaremos aqui de "Ligeirinho" por não querer "aparecer" - é um apaixonado por Rally e comprou o carro com o intuito de andar muito, mas muito forte mesmo.

Acreditem se quiserem, "original" de fábrica como ele foi comprado, O Evo VI é capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 5.5 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 250 km/h!!! São números para nenhum apaixonado por velocidade botar defeito. Mas não é que o seu proprietário não estava satisfeito!! Pois é meus amigos, após uma extensiva pesquisa feita junto as mais diversas fontes, "Ligeirinho" chegou a conclusão que seu motor poderia agüentar muito mais potência sem quebras, pois como já foi dito a maioria de seus componentes móveis são forjados e concebidos de forma super dimensionada em termos de resistência mecânica.

O primeiro passo da odisséia em busca de preciosos cavalos extras, foi a instalação de um Kit de Óxido Nitroso, que traz para esse carro 100 cavalos extras, no exato momento em que é injetado! Imagine você andando com um carro que por natureza já é muito forte e, de repente ao simples toque de um botão o motor é capaz de produzir 100 cavalos adicionais! É realmente incrível e praticamente indiscritível! Eu tive a oportunidade e o prazer de dar uma volta neste carro, (obviamente no banco do passageiro). É como se você tivesse levado um coice na suas costas e um tranco no seu pescoço, no momento em que a potência é entregue pela "usina de força"! As trocas de marcha acontecem muito rapidamente e os ponteiros do velocímetro e do conta-giros se movem quase como se as rodas estivessem livres!

A esta altura você deve estar pensando algo como: "...este carro deve estar muito bom!" Mas não foi o que o proprietário achou e ainda não contente com seu "canhão", "Ligeirinho" resolveu que precisava de mais alguns cavalos extras. Partiu então em busca de Kits de preparação importados do Japão da marca Ralli Art. Estes kits são feitos exclusivamente para os carros que participam do Campeonato Mundial de Rally (WRC), na Europa.

Na primeira etapa foi instalado um kit de filtro de ar esportivo - o mesmo usado no carro que corre o WRC - para melhorar a entrada de ar. Só com esta alteração o carro ganhou quase 20 cavalos! Isso mesmo são 20 cavalos a mais com a simples adoção do filtro de ar especial. Todo este ganho de potência é graficamente visível e comprovado pela própria Ralli Art.

O novo filtro de ar propiciou maior entrada de ar e, conseqüentemente teríamos que melhorar a saída dos gases do motor e para isto foi colocado um escapamento esportivo todo em aço inox com cano de 3 polegadas e trazendo um enorme abafador traseiro com uma boca de 120mm. Este escapamento - da marca Super Sprint - também foi importado e com a nova alteração, a perspectiva foi de um ganho de mais 30 cavalos, comprovado em gráficos fornecidos pelo fabricante.

Podem acreditar, neste ponto da preparação o Lancer de "Ligeirinho" já estava muito forte e estúpido, muito mesmo. Agora o que você não vai acreditar é que "Ligeirinho" ainda não estava satisfeito e resolveu aumentar a pressão do turbo, que originalmente trabalha com 0.9 bar. A pressão foi aumentada para impressionantes 1.6 bar!!! Nem tudo foi alegria ao longo deste processo de "anabolização" e aí surgiram alguns problemas. O principal deles foi em relação ao combustível brasileiro que infelizmente não é nada bom. O módulo da central eletrônica que realiza o gerenciamento do motor do carro, começou a "cortar" em alta rotação devido a pré-ignição, mais conhecida como batida de pino.

Era hora de dar solução ao problema e novas velas (também importadas) foram instaladas e um novo programa (novo chip) para injeção foi desenvolvido. A esta altura o motor estava sedento por mais combustível - fruto de todas as modificações - havendo a necessidade de instalação de uma nova bomba de combustível mais forte, para alimentá-lo.

Resolvidos os problemas, chegou a hora de dar uma volta no carro. Neste ponto eu não sei o que dizer para vocês, mas vou tentar usar poucas palavras para explicar. A situação é a seguinte: O carro é uma coisa absurda! Este Lancer é realmente muito forte, e o que mais impressiona é que toda esta potência chega ao solo praticamente sem perda, ou seja, o carro não destraciona em hipótese alguma, devido ao excelente controle de tração desenvolvido pela Mitsubishi. Não bastasse isto, por conta da sua tração nas quatro rodas o carro parece andar sobre trilhos.

Atualmente, estamos a procura de um dinamômetro para realmente aferir sua potência, mas de qualquer forma estima-se que as alterações realizadas, tenham produzido um motor capaz de gerar algo entre 500 cavalos a 7500 rpms, já com o NOS (Óxido Nitroso). Foi sem dúvida a minha melhor experiência com carros! Eu nunca havia andado em um carro tão rápido em toda a minha vida, e olha que já andei em muitos carros fortes por aí como: Mitsubishi 3000 GT VR4, BMW M3 de 286 e 320 cv, Corvette ZR1, Mustang Salleen e GT (preparado), Mazda RX7, Subaru Impreza GT Turbo (este será assunto para outra matéria!), S10 bi-turbo e outros carros fortes preparados, mas este...


Alexandre Grecco

Esta matéria e toda a preparação do carro
foi feita e desenvolvida pela JD Preparações"



Fotos do carango:


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