sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O que fazer em um acidente?

Não raramente, acidentes de trânsito podem provocar outros ainda mais graves do que o primeiro. Ao prestar socorro, a regra fundamental é não colocar em risco a sua própria segurança.

Como agir

Pare o carro em lugar seguro, nunca junto ao acidente e sim alguns metros à frente dele.

Sinalize devidamente o local do acidente com triângulo, folhagens, tochas etc. para evitar novos acidentes; coloque o triângulo a pelo menos 50 metros antes do local.

Evite a aglomeração de curiosos, o que pode provocar novos acidentes.

Tranqüilize as vítimas.

Peça a alguém para chamar socorro especializado, informando o local exato do acidente.

Após providenciar auxílio médico, no caso de existir vítima, solicite a presença de autoridades policiais.

Para socorrer as vítimas

Atenda primeiro as vítimas inconscientes ou aquelas em estado mais grave.

Caso o acidentado esteja consciente, procure saber o que está sentindo. Apresente-se, peça para que repita o nome dele três vezes seguidas, para verificar se está lúcido.

Se a vítima estiver presa às ferragens, não tente retirá-la: isso pode agravar os ferimentos. Só tente removê-la se houver risco de incêndio ou de inalação de gases venenosos.

Se precisar remover o acidentado, faça com que ele se mexa o menos possível, para não machucá-lo ainda mais. Chame mais pessoas para ajudar, colocando a vítima sempre em posição horizontal. Improvise uma maca com alguma tábua ou deixe-a deitada no chão.

Retire os sapatos e afrouxe a gravata, as roupas ou qualquer coisa que dificulte a respiração.

Não tente tirar nenhum objeto estranho do corpo da pessoa, como vidro, estilhaços, madeira ou ferragens. Isso agrava os ferimentos.

Como agir diante de ferimentos ou problemas mais graves

Queimaduras: cubra a pessoa com um casaco ou um cobertor. Não use nenhum tipo de pomada nem tire as roupas queimadas. Isso pode causar dores desnecessárias e alguma infecção.

Fraturas: proteja o membro fraturado com talas, para imobilizá-lo completamente, e amarre firme com fitas de tecido. Evite ao máximo movimentar a vítima para não piorar a fratura.

Fraturas na coluna: gravíssimas, elas exigem cuidados especiais, pois podem causar paralisia ou morte. Os sintomas incluem uma dor muito forte no pescoço ou nas costas, estado de choque e paralisia das pernas. Evite movimentar a vítima. Se for preciso removê-la, mantenha-a todo o tempo na posição horizontal, sem flexionar a coluna. O socorro médico deve vir o mais rápido possível.

Hemorragias: procure estancar o sangramento o mais rápido possível. Use pedaços de pano ou compressas para pressionar o local do ferimento, evitando a perda excessiva de sangue. Nunca faça torniquetes, a não ser em membros que tenham sido amputados ou esmagados.

Parada cardíaca: ao sentir que o coração não está batendo, faça massagem cardíaca. Tome cuidado com a coluna da vítima, pois, se houver fraturas em vértebras ou costelas, a massagem pode piorar a situação. Apoie a cabeça da vítima, mantendo a coluna reta e o queixo levemente levantando, para que ela possa expelir o ar. Pressione quinze vezes o centro do peito com as mãos sobrepostas e os dedos entrelaçados. Se houver parada respiratória, faça respiração boca a boca.

Estado de choque: as características que identificam o estado de choque são a pele fria, o rosto pálido e suor frio na testa. O pulso é fraco, a respiração é curta e irregular e a vítima costuma ter náuseas e vômitos. Em geral a pessoa fica inconsciente. Deixe-a com a cabeça baixa. Mantenha suas pernas elevadas para que o sangue continue irrigando o cérebro. Afrouxe as roupas, mas não deixe de agasalhar a pessoa, sobretudo se o lugar estiver frio. Se a vítima vomitar, vire a cabeça dela para o lado, evitando que ela engasgue e fique sufocada.


IMPORTANTE

O socorro a feridos envolvidos em um acidente é muito importante, desde que efetuado da maneira correta. Se uma vítima é transportada incorretamente, pode ter os seus ferimentos agravados, principalmente se tiver lesões na coluna.

Se tiver dúvidas de como socorrer, não mexa no acidentado.

Nenhum comentário: