sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Blower

Blower ("soprador" em inglês) é um superalimentador de alta tecnologia, usada mais em motores 6 ou 8 cilindros, que envia maior volume de ar (e combustível) aos cilindros, o que eleva a eficiência volumétrica. Ligado ao virabrequim por correias e polias, é instalado entre o(s) carburador(es) e o coletor de admissão. Observe que ele não comprime o ar, mas apenas o desloca com maior velocidade. Nisso difere do turbocompressor. Como o coletor de admissão trabalha a um volume constante e recebe o ar forçado, sua pressão aumenta, por isso pode-se dizer que se está usando um blower com 1 kg/cm², por exemplo.

A elevação de potência obtida com o blower é regulada por sua capacidade de deslocamento de ar e pela relação de rotações entre a polia do blower e a do motor. Desta forma, blowers maiores desenvolverão uma potência maior, do mesmo modo que relações de polia que façam o blower desenvolver rotação mais elevada.

É comum a confusão entre o blower e o compressor centrífugo de acionamento mecânico (supercharger), pois ambos são acionados de forma mecânica pela polia do motor. O compressor mecânico efetivamente comprime o ar, assim como o turbo, enquanto o blower apenas produz um deslocamento forçado do ar para o coletor de admissão. Daí ser inútil dotar o blower de um intercooler, pois o ar não é comprimido e portanto não se aquece.

Não se fabricam blowers no Brasil, mas tem-se conhecimento de uma oficina que recondiciona antigos blowers norte-americanos, que ficam como novos e custam entre R$ 1.600 e R$ 2.500. Um blower importado dos EUA custa mais, até R$ 3.000. O coletor de admissão precisa ser trocado por um apropriado para alojar o blower, pois ele fica encaixado no coletor; além disso este requer um desenvolvimento especial para evitar sobrecarga dos cilindros centrais, mais expostos ao "sopro". Em casos de preparação mais forte alguns reforços no motor são recomendados: pistões fundidos ou forjados, virabrequim e bielas especiais e comando de válvulas específico para o blower, que permita ao motor subir de giro mais rapidamente.

Fotos:

Imagem

Imagem

Nenhum comentário: