sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Como funciona o Turbo

Achei essa matéria qnd pesquisava para tentar entender melhor o pq do turbo ajudar a diminuir a emissão de gases das carangas e achei isso:

O Turbo


O que é um turboalimentador ?

Basicamente, é um componente que torna o
motor mais potente, sem aumentar seu tamanho
e peso.

O turboalimentador fornece maior quantidade de
ar ao motor, fazendo com que o combustível seja
queimado de maneira mais eficiente, com melhor
aproveitamento e conseqüentemente aumento de
potencia.

De onde vem a energia que o turboalimentador utiliza?

De toda energia gerada por um motor de combustão interna, apenas um terço é aproveitado para o movimento do virabrequim, outro terço se dissipa através do sistema de refrigeração e o terço restante se desperdiça como gases de escape.
O turbo alimentador aproveita-se da energia dos gases de escape: o rotor da turbina reage à pressão e velocidade destes gases girando e, por estar unido a um eixo comum, faz girar o rotor do compressor, no outro extremo, à mesma velocidade, comprimindo assim o ar que entra no cilindro a uma pressão de até 3 vezes a pressãoatmosférica.

Como Funciona um turboalimentador?

Os gases de escape do motor passam através do coletor de escape e entram lateralmente no turbo, são acelerados dentro da carcaça da turbina, fazem girar o rotor da turbina e saem pelo sistema de escapamento. O rotor compressor (solidário ao eixo e rotor da turbina) gira, impulsionando o ar que aspira através do filtro, enviando-o comprimido ao motor.

Quais os benefícios obtidos com o turboalimentador?

- Maior quantidade de ar disponível, proporcionando combustão mais eficiente e menor emissão de poluentes;
- Redução do trabalho de aspiração;
- Completa dispersão dos gases remanescentes da combustão;
- Maior potencia com menor consumo especifico de combustível.

Outras questões sobre o turboalimentador...

O turbo é um equipamento relativamente simples. No entanto, seu regime de trabalho de 1000 a 180.000 RPM, a temperaturas de 550 a 850º C, mais as vibrações transmitidas pelo motor e as partículas de carbono no escape, exigem alta tecnologia na sua fabricação.

O turbo sem duvida é uma das opções mais viáveis em relação custo/beneficio. Com um motor de maior cilindrada, por exemplo, você estará utilizando o total da potencia em cerca de 20% do tempo (durante aceleração, transportando cargas ou em subidas íngremes). No tempo restante essa cilindrada vai significar maior consumo de combustível, com conseqüente aumento do custo operacional. Alem disso, não podemos esquecer o alto custo de aquisição desse motor.

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