sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Pneus são essenciais para seu carro!

Nos fóruns e clubes sempre falamos de potência, aceleração, dicas de preparação, possíveis upgrades, mas tudo isto é insuficiente ou secundário se negligenciarmos um aspecto fundamental... os pneus. De que adianta um carro "carregado" de potência mas que não está devidamente calçado?!

Temos observado aos finais de cada grande prêmio de Fórmula 1, técnicos da Michelin e da Bridgestone entrando na pista para colher pedaços de borracha soltos pelos pneus durante a prova. Além disso os pneus usados durante cada competição, voltam para os laboratórios dos fabricantes para detalhada análise. Todo este trabalho de pesquisa, desenvolvimento e análise, significa nas pistas segundos valiosos, segurança e confiabilidade.

Da mesma forma que na Fórmula 1, nos carros de passeio, é de fundamental importância que o carro esteja equipado com os pneus adequados para as condições e exigências de uso, bem como características do veículo. Vários aspectos devem ser observados na ocasião da escolha do pneu certo para você e seu carro:
largura;
perfil ou altura;
desenho dos sulcos;
diâmetro;
Largura: Pneus mais largos, significam em geral, maior estabilidade do carro. Este aspecto não é garantia absoluta de estabilidade, pois outros fatores devem ser observados, como altura/perfil e condições do piso.

Um veículo com pneus mais largos, tem maior chance de "aquaplaning" (deslizamento ocorrido por camada de líquido entre o pneu e o solo) devido a superfície de contato maior com o terreno significar menor pressão do pneu contra o chão.

Além da estabilidade, a "maciez" ou "dureza" do carro também é afetada pela adoção de larguras maiores, já que o pneu também funciona como item de amortecimento. Portanto, se devidamente calibrados pneus largos podem significar carros mais macios.


Altura / perfil: Da mesma forma que a largura, a altura também é um item que interfere na estabilidade e na "maciez" do veículo. Duas características fundamentais dos pneus de perfil baixo favorecem a estabilidade do veículo: a deformação lateral menor em curvas e o centro de gravidade do carro mais próximo do solo.

Perfis baixos, podem significar maiores riscos de acidente em terrenos muito acidentados (buracos grandes e com cantos vivos), uma vez que nestas condições eles tem maiores chances de se cortarem e de amasso ou quebra da roda.


Desenho: Na tentativa de fazer com que pneus mais largos tenham um comportamento semelhante ao dos mais finos que "cortam" melhor a água, surgem cada vez mais desenhos diferentes e inovadores, todos com o objetivo de tirar a água da superfície de contato, aumentando a aderência.

Desta forma um pneu largo, mas que possua mecanismos adequados de drenagem da água, pode ser até mais eficiente do que um fino na eliminação do "aquaplaning".

Entretanto, sulcos excessivamente grandes e em muita quantidade, também diminuem a superfície de contato, significando menor aderência em terreno seco. Desenhos mistos têm sido uma tendência, para atender uso tanto no seco, como no molhado, em geral deixando para o lado de "fora" do pneu, o desenho para seco.

O sentido em que as linhas estão dispostas, também deve ser considerado. Linhas transversais, significam maior superfície de contato.


Diâmetro: a preocupação com o diâmetro, deve ficar por conta de características de aceleração, velocidade máxima, desempenho, tamanho da roda e até mesmo confiabilidade da leitura do velocímetro e odômetro.

Os velocímetros e odômetros dos veículos são aferidos na fábrica de acordo com o diâmetro dos pneus com os quais são equipados. Utilizar diâmetros de rodas e pneus diferentes dos originais, implicará em diferenças no registro de velocidades e distâncias percorridas pelo veículo. Apesar das diferenças serem pequenas, não devem ser desprezadas.

Diâmetros maiores implicam em menores acelerações e "força", mas maiores velocidades máximas. Por outro lado, menores diâmetros, proporcionam maior torque e aceleração, porém menor velocidade máxima.


Agora que você já sabe o que significa cada uma das quatro características de um pneu, avalie em que condições que você emprega o seu carro e faça a sua escolha. Uma vez determinado o pneu adequado ao seu estilo de condução e às características do seu carro, é importante também observar a pressão correta indicada pelo fabricante do pneu. Pressões acima ou abaixo do recomendado, intereferem no desempenho do pneu e comprometem a segurança.

Marcas de pneus desconhecidas ou recauchutados, em geral são atrativas no que se refere a preço, mas podem significar um economia cara demais! Imagine colocar a sua segurança e a de sua família em pneus que podem estourar ou perder a banda de rodagem a 80 km/hr!

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