sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Turbo nos motores ajuda a diminuir a poluição

Retirado de : http://icarros.uol.com.br/icarros/notic ... sp?id=5148

" Turbo nos motores ajuda a diminuir a poluição
04/07/2007 - Redação

Com a turboalimentação dos motores, que em 2005 passou a equipar a metade dos carros produzidos na Europa, a indústria automobilística contribuiu para a redução de 11% do nível de emissão de dióxido de carbono, o CO2 que provoca o efeito estufa. Em 1996, quando apenas 22% dos carros eram turboalimentados, a média de emissão de CO2 havia atingido 184 g/km (grama por quilômetro percorrido).

Estudos da Honeywell Turbo Technologies mostram que a redução das emissões de CO2 teve, como principal motivo, o aumento da aplicação do turbo e que ele irá contribuir para a indústria atingir o objetivo de 130 g/km previsto para 2012. Os resultados desse estudo foram apresentados pelo engenheiro mecânico Denis Jeckel, diretor mundial de marketing e benchmark para carros de passeio da Honeywell Turbo Technologies, em palestra que realizou em São Paulo, capital.

O executivo informou que, atualmente, a média de emissão de CO2 dos veículos, na Europa, caiu para 164 g/km e que a tendência é a redução desse índice por intermédio do gradativo aumento do uso da turboalimentação, como tem ocorrido. "Sem ela, hoje nenhum motor a diesel atingiria os limites de emissões estabelecidos pelas normas Euro IV, na Europa, e Euro III, no Brasil", afirmou Jeckel.

O executivo considera que o uso de turbos em motores veiculares deverá atingir 20 milhões de unidades/ano em 2010, o que corresponde a 25% acima dos 16 milhões registrados no ano passado. Segundo Jeckel, nos próximos anos o maior crescimento da aplicação da turboalimentação se dará nos veículos com motorização a gasolina, hoje ainda em menor quantidade que os movidos a diesel. "A indústria automobilística precisa reduzir a emissão de poluentes e também o consumo de combustível. Para atingir tais objetivos, o turbo é fundamental também nos automóveis com motores de Ciclo Otto", esclareceu.

Motores menores
O engenheiro explicou que entre os recursos disponíveis para a indústria atingir os objetivos de redução de CO2 estão a redução do tamanho dos motores atualmente utilizados (Downsizing) e as novas tecnologias de turboalimentação em desenvolvimento, para os motores a gasolina e a diesel, e também para os novos tipos de combustíveis, entre os quais o etanol e o flex, com crescente utilização no mercado brasileiro.

De acordo com Jeckel, a redução do tamanho dos motores, com o auxílio da turboalimentação e combinada com a injeção direta de combustível, mantém o padrão de eficiência dos automóveis em desempenho e dirigibilidade e reduz o consumo de combustível e de emissão de CO2.

Como exemplos positivos para essa tendência, Jeckel mostrou resultados de ensaios realizados em laboratórios de pesquisa da Honeywell Turbo Technologies, que compararam dois motores a gasolina: um 1,6 litro aspirado e um 1,2 litro turboalimentado. Embora menor (em 0,4 l ou 400 cm3 de cilindrada), o motor 1,2 turbo manteve praticamente o mesmo nível de potência (100 cv contra 110 cv), mas reduziu o consumo de combustível em 12% (de 14,9 km/l para 16,9 km/l) e de emissões de CO2 em 12,5% (de 160 g/km para 140 g/km).

Um motor 1,5 l, a diesel, utilizado no teste comparativo, apresentou o mesmo nível de potência, mas ganhou 59% em torque (de 151 Nm para 240 Nm), reduziu o consumo em 31% (de 14,9 km/l para 21,7 km/l) e a emissão de CO2 em 23% (de 160 g/km para 123 g/km). "

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