domingo, 9 de dezembro de 2007

Touro



Touro lhe dá a possibilidade de compreender o quanto de determinação, paciência e perseverança são necessárias para que você percorra os seus caminhos.


Casa natural: Casa II

Elemento: Terra

Regente: Vênus

Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem "taurinas"? Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Touro no céu. Quando você diz "sou taurino", está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Touro. Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Touro e todos os outros signos em seu mapa astrológico.

O período que o sol passa por Touro acontece aproximadamente entre os dias 21 de abril a 20 de maio, mas se você nasceu nos dias de transição entre os signos (ou de Áries para Touro ou de Touro para Gêmeos) .

----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------

O Sol nos Signos
A inteligência em Touro

Márcia Mattos - Astróloga



A consciência taurina detém-se sobre as qualidades da praticidade, manutenção e conforto, tendo clareza para encontrar a maneira mais viável de obter alguma coisa e, depois, a mais certa de conservá-la. A inteligência de Touro sabe que a mudança constante de trabalho, idéias, opiniões e objetivos não só impede que uma pessoa consiga realizar-se, como também impossibilita a manutenção de suas conquistas.

Qualquer taurino percebe, com clareza, que a manutenção - seja de um relacionamento, um emprego ou qualquer outra situação - requer paciência, obstinação
e um pouco de teimosia. Se alguém quer mesmo realizar algo, tem de insistir, já que as coisas só duram se houver um investimento leal, sistemático e sem dispersões. "Pegou uma estrada? Vá em frente e não desista, porque as outras pessoas irão desistir e você poderá chegar ao lugar que deseja". Este é um recado da inteligência de Touro. Quem persevera, leva.

Perseguindo um objetivo sem dúvidas, sentimentos paralelos ou deslealdade, você conserva a energia que sustenta a alma e cria uma estabilidade. A consciência taurina capta o que é sólido, estável, de estrutura confiável e permanente e sua clareza vital filtra tudo o que merece investimento, eliminando o que resta.

Perceber o espaço seguro e confortável para viver, criar à sua volta situações confiáveis e afetos leais será o grande objeto de prazer dos taurinos.
Eles entendem tudo sobre lealdade, em quem você pode confiar, com quem pode contar...

Quem nasceu com o Sol em Touro possui a inteligência dos sentidos, podendo perceber com nitidez a natureza, a qualidade, o espaço, o tamanho e a estética de uma forma. O que funciona melhor e onde; a maneira melhor, mais prática, mais bela. A adequação da praticidade e da beleza é um dom taurino.

----------"----------"
----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------

O Simbolismo de Touro

Ângela Brainer - Astróloga

Touro, simbolicamente, está associado à substância, à união da essência vital (Áries) com a forma, com a matéria (Touro). É a forma do Touro, simbolizado no mito de Europa, onde o deus Zeus toma a forma de um touro para poder se unir a uma mortal. É o símbolo visível do concreto, da manifestação corporal por excelência. É a expressão da forma, no plano material, assumida pela manifestação, para realizar e expressar sua funcionalidade.

O símbolo do Touro proporciona uma compreensão da natureza animal, da capacidade de projeção e constituição de todos os instintos. Da projeção, particularmente rica em sensibilidade, onde o viver está associado ao sentir, ao apalpar, ao ver, ao solver e à conservação. No mito, o Touro corre para sobreviver, corre para expressar toda sua sensualidade, corre para concretizar o seu prazer.

Touro é a expressão da estática da terra, a expressão de uma massa portadora de vida, onde predomina o espírito de lentidão, de densidade, de permanência, de solidez, de firmeza, de constância e de estabilidade. Símbolo da terra, da abundância de formas e da multiplicidade dos estímulos sensoriais, da fartura dos sabores, dos mais variados cheiros, das inúmeras cores e dos diversos sons.

Touro, símbolo da terra, símbolo da riqueza de expressão. Da terra, onde podemos extrair as coisas simples, alegres e profundamente prazerosas. Da terra, que oferece em abundância, garantindo uma segurança. Da terra, símbolo da matéria, da natureza, da força, do realismo e do bom senso.

Em um dos mitos significativos do signo de Touro, Europa se equilibra no touro para conseguir realizar uma travessia, representando a necessidade que teremos em nos equilibrar em busca do nosso lugar, em busca do nosso paraíso. É o símbolo de que nesta travessia não podemos nos deter, não podemos parar. Temos que atravessar os nossos caminhos em busca da verdadeira medida, do verdadeiro padrão a ser utilizado na nossa produção, na nossa vida.

Touro é a compreensão da vida como matéria, compreensão da manifestação pela substância. É a compreensão de que na terra maternal, nos férteis campos, está disponível um solo para a manifestação da vida. Um campo, onde devermos atravessá-lo com método, com firmeza, com segurança e com prazer.

O Sol em Áries ilumina força, ímpeto, ousadia e franqueza. O ariano sabe que a franqueza define, delineia e fortalece as pessoas e que a melhor maneira de se lidar com qualquer problema é enfrentando-o, nunca fugindo, encolhendo, evitando ou negando a sua existência.

----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------

O rapto de Europa

A travessia e o "caminhar sem se deter" estão contidos no conceito do segundo signo do Zodíaco, Touro, expresso em duas histórias da mitologia greco-romana: o rapto de Europa e o romance de Io com o deus Júpiter.

O mito

Numa praia de Tiro, um grupo de moças se diverte, canta e dança. Entre elas, está Europa, filha do rei Agenor, a mais bela de todas. A calma das jovens é abalada pela aparição de um enorme Touro branco, assustando o grupo. De todas as moças a única que não foge é Europa, que pára de cantar e observa o animal, na verdade, o Deus Júpiter, transfigurado em Touro.

Europa se aproxima do Touro, que se deita aos seus pés e se deixa acariciar. A jovem acaricia o pêlo alvo do animal e o enfeita com flores. Quando as moças que haviam se afastado ganham confiança e se aproximam, o Touro se levanta e foge em direção ao mar com Europa no dorso.

O Touro nadou até uma praia em Creta, onde se abaixou para que a jovem pudesse descer. Então, sem medo nenhum, Europa se entregou ao formoso animal.

----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------

Sol

Cacah Travassos - Astróloga e escritora

O Sol indica a consciência, a personalidade, o projetor, a revelação, o foco.

No Mapa, vai indicar onde você pode brilhar, mostrar a sua individualidade. Apesar de correr o risco do egoísmo, da arrogância, do orgulho, da vaidade e do exibicionismo, que seria o lado pior do Sol, você tem, também, a oportunidade de brilhar de forma plena, exteriorizando a sua verdadeira essência.

O Sol rege o signo de Leão e, na Mitologia, é Apolo, o deus da Luz e dos oráculos, deus que tudo vê e que tudo mostra, nos indicando a forma clara, verdadeira e honesta com que devemos nos relacionar, fazendo o possível para que tudo fique sempre esclarecido.

----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------

Vênus

Cacah Travassos - Astróloga e escritora

Vênus representa a sua sensibilidade, o sentido de belo e o afeto com que você lida com as pessoas e situações. A Casa do Mapa onde estiver Vênus é onde você precisa agir com delicadeza e suavidade. Assim, poderemos acessar nossa melhor parte, despertando nosso lado gentil, sensível, bonito e até artístico... porque o amor é uma arte!

Quando você afasta-se dela, surge então a feiúra, a insensibilidade, o melindre. Vênus é o planeta regente de Touro, na Mitologia está associada a deusa do Amor, Afrodite, nascida das espumas do mar com o sêmen de Ouranus (o Céu), ao ser castrado por Saturno.

O amor é a única porta de acesso ao Infinito que habita em nós, portanto, a beleza deverá ser sempre o reflexo de uma Beleza Maior. Por exemplo, quando observamos um pôr do sol, nossa alma é tocada pela Infinitude que esta beleza espelha em nós.

-
----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------"----------

Casa II
Ter e Fazer - Dinheiro e Segurança

Estocando segurança
Graça Carvalho - Astróloga

A casa II não se resume apenas a ganhos no sentido concreto e tangível, há muito mais a ser analisado. Nessa segunda etapa prática da vida, vamos construir nosso ganho, nossa segurança emocional. O Planeta que estiver ali, sinalizará a maneira com a qual vamos concretizar essa segurança.

Touro, o signo natural relacionado à Casa II, vai nos falar de como concretizar e objetivar a emoção, para assim, construirmos um patrimônio emocional, fazermos uma reserva, um estoque para os momentos de tempestades. Estamos falando da questão do apoio, da muleta, do abrigo em meio aos intempéries da vida.

O mundo é inseguro, um foco de tempestades. Encarnados neste planeta, sentimos sede, fome, sono. No físico, emocional, sentimos desgostos, tristeza e dor. Temos que nos abrigar! No caso do sono, um teto; no caso da sede, uma fonte de água.

Ao longo da vida vamos vendo o que pode ser feito, como podemos construir esse abrigo emocional, além do nosso abrigo físico, pois essa Casa é a da feitura emocional, nossa segurança em nível material. Precisamos nos abrigar para poder responder a tudo isso, mesmo que não se trate de uma riqueza, de uma opulência, mas de um mínimo onde ela teria que acontecer.

Às vezes, fazemos esforço emocional para ou por alguém. Pode ser que você tenha reservas suficientes e isso seja bom, mas se você sente uma fadiga emocional, então está gastando o que não tem. Não se deve fazer essa extravagância, pois mais tarde vai sentir falta. É hora de perceber o porquê de bancarmos "o bonzinho", o que estamos querendo ganhar com isso, que forma de "segurança" estamos construindo para nós mesmos, com esse tipo de comportamento.

A Segunda Casa representa aquilo que constitui a nossa segurança. Assim como existe uma poupança no físico, existe também o patrimônio emocional. O Planeta que estiver presente na Casa II vai nos dizer como construir esse abrigo. Seguem alguns exemplos:

Vênus - ela vai nos falar de uma feitura ligada à arte, com sensibilidade e emoção. Buscar, ver e descobrir o agradável numa relação, responder ao outro de forma agradável. Essa reciprocidade vai representar uma poupança emocional. As pessoas que têm Vênus nessa posição rodeiam-se com tudo que acham de bom gosto, elas têm bons olhos para a beleza física e material.

Marte - colocado nessa posição, pede agressividade e atos audaciosos visando conseguir dinheiro. Esse posicionamento pode ser contraproducente se suas maneiras são rápidas demais, querendo aproveitar de forma desejosa e ansiosa, o mundo material e o reino dos sentidos.

Palas - caso seja este planeta que estiver na Casa II, significa que para adquirir esta segurança, se estabelece uma luta. Tudo é tramado, tudo leva tempo, há uma guerra justa para que seja aumentado o seu patrimônio emocional.

Júpiter - geralmente há sucesso no campo material. A segurança para alguns pode estar ligada mais ao aspecto financeiro, enquanto que para outros pode significar possuir maiores conhecimentos ou crenças religiosas.

Nenhum comentário: